Regulamentação e manutenção de fios em postes é tema de Debate em NO

Proposto pelo vereador Tiãozinho, debate reuniu Legislativo, Executivo e CPFL

Vereadores de Nova Odessa abriram a 8ª Sessão Ordinária da Câmara com um debate que reuniu Legislativo, Executivo e CPFL. Proposto pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), a pauta foi à regulamentação e manutenção das redes aéreas de distribuição de energia elétrica e de telecomunicações na cidade.

A mesa foi composta pelo autor da propositura que resultou o debate, além da presidente da Câmara, Carla Lucena (PSDB); o consultor de Negócios da CPFL Paulista, Francisco Sérgio Sene; o secretário de Governo, Wagner Morais e do diretor de Obras Públicas, Erik Ortolano. As empresas de telecomunicações Desktop e Vivo, enviaram ofício. Já as empresas Oi e Tim, não deram retorno.

“O debate foi muito produtivo, pois o representante da CPFL tirou bem as nossas dúvidas sobre a bagunça dos fios nos postes. Não é de hoje que temos reclamações sobre o assunto. Infelizmente a ausência das demais empresas nos decepciona, pois a gente tenta melhorar os serviços na cidade, e eles não fazem a parte deles”, comentou Tiãozinho.

Todos os parlamentares colocaram em discussão os fios pendurados que geram reclamações dos munícipes e os acidentes de trânsito causados pela falta de manutenção. O vereador Elvis Garcia, o Pelé (PSB), trouxe a tona também as constantes reclamações sobre quedas de energia no centro da cidade.

“Realmente as quedas de energia no centro é coisa séria. Este fato atrapalha na rentabilidade do comércio. Temos que ter esse levantamento se as quedas de energia continuam frequentes”, questionou também o secretário de Governo, Vagner Moraes.

O consultor de negócios da CPFL afirmou que todos os assuntos debatidos na sessão ordinária serão encaminhados à empresa. “Já iniciamos um projeto piloto em Campinas que pretende viabilizar a regularização dos cabos das empresas que utilizam nossos postes. Além de promover a instalação organizada das fiações, o projeto garantirá a segurança para a circulação de pessoas e veículos, tornando também as instalações mais compactas e harmoniosas. Convido os vereadores para conhecer o projeto lá, e quem sabe, futuramente implantaremos aqui me Nova Odessa”, explicou Sene.

A presidente Carla destacou a importância da CPFL avisar antecipadamente sobre as interrupções na rede aos locatários dos postes, para que os mesmos não sejam pegos de surpresa, bem como os usuários de seus serviços. “Sabemos que não deve ser fácil esta comunicação da CPFL com os locatários, os terceirizados dos serviços, etc, mas temos que tentar ao menos fazer a nossa parte enquanto vereadores para que existam legislação específica para isso, senão vira mesmo uma bagunça”, finalizou a presidente agradecendo a presença de todos.

Publicado em: 29 de março de 2017