Melhorias no Vale dos Lírios é tema de debate na Câmara

A sessão reuniu vereadores, secretários e servidores municipais e uma moradora do bairro

A 12ª sessão ordinária da Câmara de Nova Odessa, no dia 24, teve início com um debate sobre a presença de animais nas ruas e a implantação de diversas melhorias no Vale dos Lírios. O debate foi um pedido do vereador Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT), através do requerimento 47/2017, aprovado recentemente.

Além dos vereadores, participaram do debate Wagner Moraes, secretário de Governo; Paulo Bichof, diretor de Planejamento Urbano; Helio Brito, diretor de Serviços Urbanos; Manoel Messias, diretor de Vigilância em Saúde; e Paula Faciuli, responsável pelo Setor de Zoonoses. Vanice Polido representou os moradores do bairro e fez uma explanação detalhada sobre todos os problemas.

“Nosso contexto hoje é diferente do que era há 30 anos quando ele foi criado. Antigamente as chácaras, a maioria era de veraneio, hoje são moradias. Não queremos descaracterizar a ideia do bairro de chácara, mas precisamos de algumas melhorias. Nos moradores temos uma relação de amor com o bairro. Moramos lá porque gostamos do nosso espaço. Hoje estou aqui representando todos os moradores para tentar com vocês vereadores, secretário e servidores, alguma solução para o nosso bairro”, disse a representante dos moradores.

A presidente da Câmara, Carla Lucena, que mediou o debate, direcionou as reivindicações para cada setor competente já no início do debate para que os moradores saíssem com algumas respostas.

“A Vanice citou a Lei 2.888, que criei junto com o Prefeito Bill e o pesquisador Rinaldo Calheiros, do IAC, durante a elaboração do nosso Plano de Sustentabilidade hídrica. Neste plano será importante aplicar as técnicas de conservação de estrada rural desenvolvidas pela CODASP. Inclusive estamos tentando, com o apoio do deputado Estadual Cauê Macris, criarmos uma parceria com eles para que possamos treinar uma equipe da Prefeitura com técnica que a Codasp utiliza para cuidarmos das nossas estradas rurais", explicou Vagner Barilon.

Sobre a falta de energia, o vereador Tiago Lobo (PCdoB), disse que vai solicitar um estudo de carga de energia com a CPFL, que deve estar com uma carga menor do que a utilizada no bairro.

“A questão dos Correios é difícil há algum tempo, e deixo aqui a orientação para que os munícipes façam a reclamação junto ao Procon, bem como as reclamações referentes a CPFL, para que eles atinjam o objetivo para resolver os problemas”, orientou o vereador Elvis Garcia, o Pelé (PSDB).

Por conta do debate, as discussões de requerimentos e moções ficaram prejudicadas por conta do tempo regimental e voltam a pauta na próxima sessão ordinária, que excepcionalmente será na terça-feira, dia 2 de maio, por conta do feriado do Dia do Trabalhador, comemorado na segunda-feira.

Publicado em: 25 de abril de 2017