Câmara aprova contas de 2014 do prefeito Bill

Cinco vereadores seguiram parecer favorável ao Tribunal de Contas

Na sessão da última terça-feira, dia 2, a Câmara de Nova Odessa aprovou as contas do prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza, relativas ao exercício de 2014, por cinco votos favoráveis a três contrários. O TCE (Tribunal de Contas do Estado) já havia dado parecer favorável pela aprovação. A votação contou com debate, além da ausência do vereador Tiago Lobo (PCdoB), que sofreu um acidente de trabalho pouco antes do início da sessão.

A discussão dos vereadores da oposição foi pautada nos apontamentos feitos pelo TCE, que citam "falta de planejamento das políticas públicas; problemas na transparência; problemas no controle interno; déficit de execução orçamentária; despesa de pessoal - percentual de 48,99% ao final do exercício mascarado pela terceirização de diversos serviços que, se somados, elevariam o percentual para 50,74%; pagamento efetuado a professores autônomos contratados por meio de RPA (recibo de pagamento de autônomo)". A bancada oposicionista pediu vistas do Projeto, que foi rejeitado pelos demais vereadores.

Durante sua explicação, o vereador Vagner Barilon (PSDB), destacou a relação completa do parecer favorável do TCE. “Com relação às despesas com Educação, a municipalidade superou o limite mínimo de 25%, alcançando o percentual de 27,96%; na Saúde, foi atingido índice de 25,87%, ultrapassando o mínimo constitucional de 15%, e no tocante ao gasto com pessoal, o Executivo Municipal ficou dentro do limite de 54% da receita corrente líquida prevista, uma vez que alcançou o percentual de 49,81%. Foi aplicado 76,20% na valorização do magistério e utilizado 100% dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, explicou.

Votaram a favor Elvis Garcia, o Pelé (PSB), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), Avelino Xavier Alves, o Poneis; Vagner Barilon e a presidente Carla Lucena, os três do PSDB. Votaram contra Carol Moura (PTN); Cláudio José Schooder, o Leitinho (PV) e Antonio Alves Teixeira, o professor Antonio (PT).

Publicado em: 03 de maio de 2017