Vereadora quer informações sobre o Padrão de Potabilidade da água de NO

Carol questiona, através de requerimento, informações sobre o estudo, manejo e providências sobre o padrão utilizado pelo Coden

A vereadora Carol Moura (PTN), protocolou um requerimento no qual solicita informações sobre o estudo, manejo e providências sobre o Padrão de Potabilidade de Água de Nova Odessa, realizado pela Coden. A parlamentar quer saber especificamente sobre substâncias químicas, em especial agrotóxicos, que representam risco à saúde, conforme as normas vigentes na Convenção de Estocolmo e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Recentemente vi no Jornal de Nova Odessa a publicação do novo relatório que atesta a qualidade da água, onde a Coden distribui comprovante de análises nas contas dos consumidores, e fiz um requerimento, com diversos questionamentos para entender melhor sobre este monitoramento”, explicou a parlamentar.

A vereadora questiona se Nova Odessa tem o PSA (Plano de Segurança da Água), que compete ao responsável pelo sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano manter avaliação sistemática do sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, sob a perspectiva dos riscos à saúde.

No documento ela questiona também se o Poder Executivo tem o Plano de Amostragem do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano, junto aos técnicos da Secretaria de Saúde na esfera Federal, Estadual e Municipal, conforme determina as Orientações Técnicas para o Monitoramento de Agrotóxicos na Água para Consumo; e se a CODEN tem conhecimentos ou dados concretos sobre a avaliação de riscos ambientais de agrotóxicos e seus efeitos a saúde da população de Nova Odessa, bem como conhecimento se essa avaliação de risco em Nova Odessa é do tipo “Perigoso” ou “Situação de Perigo”.

Carol quer saber ainda se existe comunicação a população do risco pelo consumo da água com os resíduos dos agrotóxicos do cultivo da cana de açúcar; e também se a avaliação de risco é definida como probabilidade de ocorrências de efeitos adversos a um organismo, sistema ou população, existe estudos quantitativos ou qualitativos sobre esses riscos. Além de vários outros questionamentos na mesma linha.

Publicado em: 10 de maio de 2017