Vereadores aprovam requerimento sobre faixa ‘bolsões’ para motocicletas

De autoria de Vagner Barilon o documento será encaminhado à Diretoria de Trânsito

Foi aprovado na sessão da segunda-feira, dia 29, o requerimento de autoria do vereador Vagner Barilon (PSDB), que pede a implantação de bolsões de proteção para motocicletas nas vias públicas com semáforo na cidade. A medida visa aumentar a segurança e proteção aos motociclistas, além dos motoristas e pedestres que teriam melhor visibilidade das motocicletas no trânsito. Agora a propositura será encaminhada à Diretoria de Trânsito para estudo da proposta.

“A medida é relativamente simples e aumenta a segurança no transito. A ideia é a criação de um espaço entre a faixa de pedestre e o local de parada dos carros criar um espaço para as motos. Apesar de não estar previsto no Código de Transito, esta medida é uma convenção que vários municípios já estão usando. Americana mesmo já implantou a medida nas principais vias públicas”, explicou Barilon.

Segundo ele a medida não muda em nada o estacionamento na lateral e a parada do carro seria recuada a distancia de uma moto, ou com pouco mais de dois metros de recuo. “Isso vai ajudar no transito, dá mais segurança para quem está na moto, mais visão para quem está no carro, e até para os pedestres numa travessia durante a sinalização de farol vermelho”, afirmou.

Além da segurança e proteção ao motociclista, a proposta visa desenvolver consciência cívica voltada às necessidades públicas, já que aumenta a segurança do motorista dos carros por não ter os motociclistas parados entre veículos.

Além de Americana, há anos outras cidades do Estado também já tem Legislação nesse sentido, com sucesso em diversos municípios, tais como Araçatuba, Mauá, São Bernardo, São Vicente, São Caetano do Sul e São Paulo.

Publicado em: 30 de maio de 2017