Poneis quer a informatização do PAT de Nova Odessa

A ação daria rapidez ao processo entre o interessado na vaga e o empregador

Na última semana o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB) protocolou um requerimento no qual pede informações sobre a possibilidade de informatização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Nova Odessa. Segundo ele, a ação agilizaria processo de quem precisa de emprego, com a vaga disponível.

“Acredito que o PAT tem que ser um facilitador para quem está a procura de emprego, e em tempos em que tudo é digital, a informatização é o principal, pois dá rapidez ao processo de quem precisa de emprego, com a vaga disponível. Por isso busco informações para saber a possibilidade de informatizá-lo nos mesmos moldes do PAT de Americana”, disse Poneis.

O vereador tomou conhecimento do trabalho do PAT de Americana através do Jornal O Liberal do dia 16 de Julho. A matéria destacou que o posto informatizou a intermediação entre trabalhadores e empresários e divulgou 3.096 vagas de emprego e encaminhou currículos virtuais de 19.105 candidatos aos empregadores. O sistema foi implantado em 2016 e segundo a Prefeitura a ação alterou o atendimento do posto, que ficou mais prático e eficaz.

“Hoje não tem mais como esperar cópias de currículos impressos, este modelo antigo atrasa o encaminhamento dos trabalhadores aos empregadores e faz com que eles não estejam cadastrados em um banco de dados”, ressaltou o parlamentar.

Na propositura o vereador questiona se o PAT da cidade já está informatizado e se há a possibilidade de informatizá-lo nos mesmos moldes do PAT de Americana. Além de querer saber também como é feito o cadastro dos currículos e se as pessoas cadastradas recebem o aviso de vagas disponíveis para o mercado de trabalho.

Publicado em: 01 de agosto de 2017