Estudo financeiro pode levar sede da Câmara para prédio do IZ

Medida alternativa visando redução de recursos públicos economizaria aluguel, que custa atualmente 17,7 mil por mês

A presidente da Câmara de Vereadores de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), acompanhada dos demais vereadores da Mesa Diretora, Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB) e Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB), se reuniu com a diretoria do IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa para debater sobre a possibilidade de transferir a sede do Poder Legislativo para um dos prédios do Instituto. A medida, que começará a ter sua viabilidade economicamente estudada, visa trazer economia de recursos públicos tanto para a Câmara quanto para o IZ.

De acordo com Renata Helena Branco Arnandes, Diretora Geral do Instituto, a ideia de compartilhar o espaço é muito bem vista pela direção do IZ. “O compartilhamento de espaço é algo viável economicamente e que acontece no mundo todo. Por que não implantarmos no Estado mais rico da Federação?”, disse ela. A diretora geral explicou que o IZ tem um prédio de 3 mil metros quadrados ocioso e colocou a disposição do Poder Público de Nova Odessa.

O Prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que participou da reunião, disse que toda medida que vise economia aos cofres públicos terá seu apoio. “Governar em tempos de crescimento econômico é fácil. No momento de crise pelo qual passamos, é preciso ter compromisso com o dinheiro público e usar a criatividade. Por isso iniciativas como esta são fundamentais”, disse Bill.

“Diante disso, pedi ao prefeito e para a diretora geral do IZ para que possamos iniciar estudos para que a Câmara de Vereadores possa se instalar no prédio do IZ. Ao invés de gastar com projetos de construção, como aconteceu no passado, sairíamos do aluguel fazendo um compartilhamento de área”, disse Carla Lucena.

Os vereadores Poneis e Tiãozinho defenderam a ideia. “Andamos pelo prédio que está sendo colocado à nossa disposição. O local atende muito bem a Câmara e nesse momento de dificuldade que o País passa, reduzir gastos é palavra de ordem”, disse Tiãozinho. Poneis reforçou: “O dinheiro que a gente economiza com aluguel poderia ser destinado a outras áreas, já que vem da prefeitura mesmo”, finalizou.

ESTUDOS
A presidente Carla Lucena determinou à Diretoria da Câmara para iniciar estudos, primeiramente em conjunto com a equipe de engenharia da Prefeitura. “Se os estudos iniciais mostrarem que o custo para adequar o prédio traria economia a curto ou médio prazo, avançaremos nas tratativas”, afirmou.

Carla Lucena ressaltou a iniciativa da diretora geral do IZ. “Pessoas como a doutora Renata são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Ela sabe, sente na pele, a dificuldade financeira que o País enfrenta e busca, com criatividade e conhecimento, alternativas para economizar. O compartilhamento de espaços públicos tende a ser uma medida muito econômica para nosso país”, completou Carla.

Publicado em: 31 de agosto de 2017