Câmara organiza ações do Setembro Verde

A presidente Carla Lucena já definiu ações para este mês da luta pela inclusão Social da pessoa com deficiência

Publicado em: 01 de setembro de 2017

Com o intuito de envolver a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência a Câmara de Nova Odessa entrou na campanha Setembro Verde. A presidente Carla Lucena (PSDB), confirmou na manhã desta sexta-feira, dia 1º, algumas ações que serão colocadas em prática nos próximos 30 dias.

 

"É muito importante aproveitarmos estas ações nacionais para trabalharmos o assunto em nosso município. Temos entidades na cidade que fazem um trabalho lindo, bem como a Apae, Apadano, Apnen, entre outras, e quanto mais pudermos divulgar esta causa, mais ajudaremos a todos”, disse Carla.


Segundo a presidente da Câmara durante todo este mês uma interprete traduzirá em Libras (Língua Brasileira de Sinais) as sessões ordinárias. A medida está em conformidade com a Lei nº 10.436/2002 que estabelece a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão da pessoa com deficiência auditiva. Portanto, sua inserção em espaços públicos garante a inclusão social deste público.


Já no dia 14 de Setembro, às 9 horas, haverá uma palestra no Plenário da Câmara, aberto para a população e às entidades assistenciais. A palestra será ministrada por Maria Tereza Casassa, a Tereca, e Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a Chiquita, respectivamente diretora e presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa.


Em maio deste ano, Carla recebeu em seu gabinete o presidente da Apnen (Associação de portadores de necessidades especiais em Nova Odessa), Carlos Alberto Raugust, acompanhado do seu filho Renato Raugust, que pediram acessibilidade no plenário e prontamente foram atendidos. Atualmente o plenário conta com quatro acentos prioritários, além de um local reservado para acomodar as cadeiras de rodas.

 

Projeto de Lei
Está tramitando um Projeto de Lei de autoria do vereador Vagner Barilon (PSDB), que institui no calendário oficial do Município, o evento “Setembro Verde”, com o objetivo de propor uma reflexão para dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência; estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência, e identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.

 


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email