Apae ministra palestra sobre inclusão social na Câmara

O Setembro Verde é o mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência

“Mais do que uma palestra, nossa manhã foi um bate papo entre amigos”, afirmou a presidente da Câmara, Carla Lucena (PSDB), ao comentar a palestra da Maria Tereza Casassa, a Tereca, e Maria de Fátima Dalmédico de Godoy, a Chiquita, respectivamente diretora e presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa, na manhã desta quinta-feira, dia 14, no Plenário do Legislativo.

O evento fez parte das comemorações do Setembro Verde, com o objetivo envolver a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência.

“Esta é a importância da inclusão social feita de uma forma real. Estamos levando e buscando apoio e pessoas que amem também os nossos alunos. Eles estão conhecendo lugares diferentes, estão aparecendo de uma forma muito preciosa e amorosa, bem como o prefeito Bill, que nos abriu as portas para que eles conhecem o gabinete dele, e agora com a Carla, que nos convidou para falarmos do nosso trabalho”, comentou Tereca.

Entre as ações do Setembro Verde programadas pela Câmara de Nova Odessa, durante todo este mês, uma equipe de interpretes estão traduzindo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) as sessões ordinárias. A medida está em conformidade com a Lei nº 10.436/2002 que estabelece a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão da pessoa com deficiência auditiva.

“A Câmara também quer fazer parte do trabalho da cidade e, para trabalhar a conscientização do Setembro Verde a primeira entidade que pensamos foi a Apae, que tem 37 anos de trabalho muito bem feito na cidade. Convidamos também para estar conosco a Apnem, a Apadano, o Conselho do Deficiente, para que todos deem as mãos e, juntos, mostrem para a população que eles existem e que realizam um trabalho sério e de muita relevância na cidade”, concluiu Carla.

O chefe de gabinete, André Faganelo, representando o prefeito Bill, destacou a importância da Apae no desenvolvimentos de muitas crianças da cidade e de suas famílias. O vereador Vagner Barilon (PSDB) também esteve presente.

Projeto de Lei
Na pauta da 30ª Sessão Ordinária, que será na segunda-feira, dia 18, está o Projeto de Lei de autoria do vereador Vagner Barilon, que institui no calendário oficial do Município, o evento “Setembro Verde”, com o objetivo de propor uma reflexão para dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência; estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência, e identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência.

Publicado em: 14 de setembro de 2017