Projeto de lei deve instituir ‘Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil’

O documento, de autoria da vereadora Carol Moura, foi protocolado esta semana

A vereadora Carol Moura (Podemos) quer a o Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil seja instituído no calendário oficial do Município, com o objetivo de estimular ações educativas e preventivas; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil; difundir os avanços técnico-científicos e; apoiar as crianças e adolescentes com câncer, bem como seus familiares. A parlamentar protocolou um Projeto de Lei sobre o assunto na tarde de quinta-feira, dia 26.

“O câncer infantil é uma situação muito específica. Diferente do câncer em adultos, não tem influência com hábitos de vida, como dieta, fumar ou fazer o uso de álcool. Por isso, a prevenção da doença é um desafio. O foco deve ser mesmo no diagnóstico precoce e para isso, quanto mais conscientização e informação, melhor”, explicou a vereadora.

Para Carol o evento deverá ser comemorado anualmente, no último domingo do mês de novembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no dia 23 de novembro. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) a doença ainda corresponde à primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes até 19 anos.

“As ações de conscientização são para dar visibilidade ao assunto e alertar os pais. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores”, ressaltou a autora do projeto destacando que a importância do diagnóstico precoce aumenta as chances de cura giram em torno de 70%.

Pais e profissionais de saúde devem estar atentos aos sintomas que, muitas vezes, podem ser confundidos com enfermidades comuns da infância, como: febre, perda de peso, manchas pelo corpo, dores, vômitos, entre outros. Sintomas que persistem, como febre, dor de cabeça e dores ósseas devem ser investigados. Outros sintomas que devem ser valorizados são: aumento do volume abdominal, presença de gânglios, convulsões, perda de peso significativa, reflexo esbranquiçado na pupila, sangramentos e manchas roxas que aparecem sem causa específica.

Publicado em: 27 de outubro de 2017