Vereadores buscam qualificação profissional para 2018

Polaco e Leitinho foram recebidos pelo secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro

O vereador Wladney Pereira Brigida, o Polaco (SD) esteve na terça-feira, dia 12, na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), onde foi recebido pelo secretário José Luiz Ribeiro, do seu partido, para buscar cursos gratuitos de qualificação profissional para Nova Odessa. O O vereador Claudio José Schooder, o Leitinho (PV), acompanhou o encontro para, depois que Polaco deixar o cargo, ficar como responsável pela busca da implantação desses cursos.

“Ter um companheiro, como o Polaco, em Nova Odessa é reabrir as possibilidades de atuarmos novamente no município. Já tem algum tempo que queremos levar o PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) para a cidade, pois ele tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho, que é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental”, disse o secretário José Luiz.

Segundo o secretário, desempregados entre 30 e 59 anos, é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego. “Com este auxilio do PEQ, a secretária dá todo material e uma bolsa auxílio de R$ 330 reais por mês para o aluno e o curso tem duração de dois meses”, explicou.

Durante a conversa os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer a coordenadora de Políticas de Emprego e Renda, Sara Diego, para que além do PEQ a Secretaria pudesse viabilizar o programa Time do Emprego, que é mais fácil e rápido de ser implantado.

“Este programa tem como objetivo orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. A ação é baseada em um programa canadense que utiliza a metodologia Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC). A Sert adaptou do projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo. Acredito que este programa é fundamental para resgatar a autoestima dos desempregos e fará uma diferença a eles quando tiverem uma entrevista de emprego”, comentou Sara.

A dinâmica do programa Time do Emprego funciona assim; os participantes formam um time, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, são incentivados a conhecerem a si mesmos e suas habilidades e competências e estabelecem metas de trabalho e de vida – para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho. Ao todo são 12 encontros (uma ou duas vezes por semana), de três horas cada um, com grupos formados por 20 ou 30 pessoas.

Para Polaco, a receptividade da Sert foi o primeiro passo para a abertura de uma nova fase em Nova Odessa. “Fomos muito bem recebidos e constatamos que, através dos números mostrados pela Secretaria que a capacitação profissional é a grande saída para o desemprego. Oportunidade gratuita é o que falta ao desempregado que se sente inferiorizado e incapacitado pela situação de desemprego”, comentou Polaco.

Na tarde desta quarta-feira, dia 13, Polaco e Leitinho conversamos com a presidente da Câmara Carla Lucena, que também assinará junto o requerimento propondo a implantação do programa na cidade.

“É muito importante unirmos forças e, independente de situação e oposição, temos que colocar os munícipes em primeiro lugar. Já agendei uma reunião com o secretário de Industria, Comércio, Desenvolvimento e Social, Elvis Garcia e juntos vamos dar seguimento a este primeiro contato feito pelos vereadores”, finalizou Carla.

Publicado em: 13 de dezembro de 2017