Vereador quer programa voltado para mamães e bebês

Leitinho questiona a Prefeitura sobre estudo sobre a implantação de projeto neste sentido

O vereador Claudio José Schooder, o Leitinho (PV) quer a implantação de um projeto voltado ao acompanhamento das mães e dos bebês após a alta da maternidade até os três anos e 11 meses de vida das crianças - Programa Mamãe Nenê. O pedido foi feito através de um requerimento protocolado na secretaria da Câmara nesta quarta-feira, dia 31.

“Tomei conhecimento que Americana possui o programa chamado “Mamãe Nenê”, que recebe as mães e seus bebês, após a alta da maternidade e inicia o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento das crianças até os 3 anos e 11 meses de vida. Isso é importante porque não é todo mundo que tem família por perto para ajudar, e esta estrutura melhora a qualidade de vida de todos aos redor, em especial do convívio mãe e filho”, explicou o Leitinho ressaltando que ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, nutrição e serviço social.

“Essa equipe será capaz de observar qualquer alteração tanto na mãe quanto na criança nestes primeiros anos de convivência, incentivando ainda a amamentação, que é tão importante. Sem contar que pensando em prevenção à Saúde, diminuem-se os gastos dos cofres públicos”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o vereador, em 2013, o então vereador Celso Gomes dos Reis Aprígio questionou o Executivo sobre a implantação de projeto semelhante, intitulado de “Mamãe Nenê”. Na ocasião foi informado que não havia intenção de implantar o programa Federal, uma vez que o município faria a adesão ao programa do Ministério da Saúde denominado “Rede Cegonha”, composto por um conjunto de medidas práticas no atendimento das gestantes, puérperas e crianças de até dois anos de idade.

No documento protocolado nesta quarta-feira, dia 31, Leitinho questiona se o programa “Rede Cegonha” ainda é desenvolvido no município; quais os tipos de atendimento prestados dentro do referido programa, como enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social, entre outros e; se na ausência de programa específico se há estudos para a implantação de programa nos moldes acima mencionados.

Publicado em: 01 de fevereiro de 2018