Barilon pede informações sobre Febre Maculosa

O requerimento deve estra na pauta da próxima sessão Ordinária, no dia 18

Atento aos noticiários sobre a febre maculosa em Americana, que nesta terça-feira, dia 14 decretou estado de alerta, o vereador novaodessense Vagner Barilon (PSDB), apresentou um requerimento no qual solicita informações sobre eventuais ações deflagradas em Nova Odessa motivadas pelos seis óbitos causados pela febre maculosa, já confirmados na cidade vizinha. A propositura deve estar na pauta da 20ª Sessão Ordinária.

“O pessoal que gosta de pescar tem que prestar atenção em relação a isso. Aquelas placas que avisam que o local tem infestação de carrapato estrela não são colocadas a toa, é que ali para alertar este perigo. Tomem cuidado, a febre maculosa é uma doença séria”, alertou Barilon.

Americana divulgou uma lista com 15 áreas críticas, pedindo que a população evite ir a esses locais. A Febre Maculosa trata-se de uma doença que em mais da metade dos casos leva à morte e é transmitida pelo carrapato-estrela, que se hospeda principalmente na capivara.

Além dos casos já confirmados, ainda existem óbitos sob investigação, o que pode fazer o número de mortes confirmadas aumentar. As vítimas da doença, com idades entre 53 e 64 anos, haviam frequentado pontos de pescaria às margens dos rios Piracicaba e Jaguari, não sendo áreas limítrofes a Nova Odessa há um óbito que preocupa a cidade. “Soubemos que a doença causou a morte de um rapaz de 23 anos cuja contaminação pode ter acontecido em um pesqueiro em Nova Odessa, o que colocaria nossa cidade em alerta também”, ressaltou.

O vereador destacou também que já viu que o secretário de Saúde de Nova Odessa já alertou sua equipe e, que nesta quinta-feira, dia 14, já começou a trabalhar com um material específico sobre a doença.

Publicado em: 15 de junho de 2018