Acompanhe nossas redes sociais

Câmara sedia 49ª reunião do Comdema

A reunião contou com representantes da Prefeitura, Câmara, Coden, Associação de Engenheiros, Lions Clube, Rotary Club, entidades assistenciais e a sociedade civil

Gentilmente cedida pela presidente Carla Lucena (PSDB), o plenário da Câmara de Nova Odessa sediou na manhã desta quarta-feira, dia 25, a 49ª reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), comandada pela presidente do conselho, Fernanda Dagrela. A reunião contou com representantes da Prefeitura, Câmara, Coden, Associação de Engenheiros, Lions Clube, Rotary Club, entidades assistenciais e a sociedade civil e, segundo o secretário do Comdema, João Demarchi, a deia é expandir a atuação do órgão ambiental.
 
“Com reuniões itinerantes estamos envolvendo outras esferas de poder nas discussões dos temas ambientais”, ressalta Demarchi já que as reuniões passadas ocorreram no plenário do Poder Legislativo, após as anteriores serem realizadas no Instituto de Zootecnia, Prefeitura e Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).
 
O dirigente explicou que houve avanço nas tratativas da Fundação SOS Mata Atlântica com a direção do Instituto de Zootecnia, para autorizar a recuperação de uma área de 28 hectares, onde está o último remanescente deste tipo de vegetação no município.
 
A área de 280 mil metros quadrados (m³) no total está totalmente protegida do acesso de animais, como bovinos e equinos, evitando assim danos ao local. Demarchi frisa que a extensão possui potencial para receber aproximadamente 30 mil mudas de árvores. A recuperação da área dentro do Instituto de Zootecnia possui até um levantamento de espécies catalogado pelo Instituto Plantarum.
 
Segundo a presidente do Comdema, Fernanda Dagrela, que atualmente é diretora municipal de Meio Ambiente, Parques e Jardins, os participantes também deliberaram outros temas, como a montagem de uma comissão que vai acompanhar a elaboração do Programa Municipal de Mata Atlântica e Cerrados de Nova Odessa. “Nossa ideia é envolver o máximo de pessoas e organizações com os temas”, ressaltou.
 
Ao final da reunião, os integrantes discutiram a criação de um blog como canal de divulgação das atividades e das ações. Membros do Rotary Club revelaram ainda a intenção de “adotar” uma nascente do município, com auxílio de especialista, para depois recuperar e preservar o local, servindo como atividade-modelo e contribuindo na recarga do lençol freático e na produção de água.
 
 
* Com informações da Prefeitura

 


Publicado em: 25 de julho de 2018

Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu e-mail

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!