Parlamentar sugere implantação de Núcleo de Tratamento da Dor

Carol ressalta que a dor é um dos problemas que mais comprometem a qualidade de vida

A vereadora Carol Moura (Podemos), apresentou uma indicação ao Poder Executivo destacando a necessidade de um núcleo específico dedicado ao Tratamento da Dor. A dor é um dos problemas de saúde que mais comprometem a qualidade de vida dos pacientes.

“Um núcleo dedicado ao tratamento da dor, que é uma queixa constante hoje em dia, contaria com uma abordagem multidisciplinar, focados na pessoa, objetivando a melhoria na qualidade de vida de nossos pacientes. Isso faz total diferença para quem sofre com este problema e muitas vezes têm as reclamações banalizadas”, explicou a vereadora.

Para Carol, o núcleo trataria todos os tipos de síndromes dolorosas. Como dores de cabeça, na coluna, articulações, neuropáticas, pós-cirúrgicas, dores na Terceira Idade, e até dores na alma com atendimentos psicológicos. Estima-se que 20 a 30% da população sofram de dor crônica, ou seja, dor persistente com mais de três meses de duração.

Poucos serviços de saúde são qualificados na identificação e no manejo da dor aguda e crônica. Uma das maiores dificuldades é a não utilização de uma avaliação padronizada e sistematizada da ocorrência e da intensidade da dor, o que seria feito neste Núcleo.

Publicado em: 08 de agosto de 2018