Câmara e secretaria de Educação retomam projeto ‘Vereador Estudante’

A posse dos 22 pequenos vereadores será na sexta-feira, dia 14 de setembro

Publicado em: 04 de setembro de 2018

A Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa retomam, a partir da próxima semana, o projeto Vereador Estudante, com a 17ª Legislatura. A última edição do projeto ocorreu em 2014. Ao todo 11 escolas municipais já elegeram seus alunos representantes. A sessão solene de posse dos 22 pequenos vereadores, entre titulares e suplentes, acontece na sexta-feira, dia 14 de setembro, às 8h30, no Plenário Simão Welsh.
 
“Desde que assumi a presidência tinha vontade de retomar o projeto Vereador Estudante, bem como colocar em prática a Câmara Melhor Idade e fico feliz que ambos deram certo. Estas pequenas ações despertam o interesse das crianças para a Política, para que eles possam ter conhecimento de como funcionam os três poderes, formado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário. A equipe da educação, como sempre impecável, nos ajudou com as eleições e agora, com o calendário da legislatura dos pequenos vereadores”, festejou a presidente do Legislativo, Carla Lucena.
 
A diretora de Ensino Fundamental, Rosimar Paschoalin Antonio e a diretora de Normas Pedagógicas, Érika Salazar Sanches Manoel estiveram, na manhã desta terça-feira, dia 4, afinando alguns detalhes em reunião com presidência e secretaria do legislativo. Ficou definido que serão realizadas quatro sessões sendo: uma sessão solene de posse e sessão ordinária no dia 14 de setembro; seguida de outras três sessões nos dias 10 de outubro, 1º de novembro e 7 de dezembro, com o encerramento do projeto.
 
Os 22 pequenos vereadores foram escolhidos em eleições em cada escola. O programa atende alunos do 5º do Ensino Fundamental. O objetivo do “Programa Vereador Estudante” é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.
 
Os vereadores estudantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais do município, sendo proibida a apresentação de requerimentos, moções e projetos de lei.  Todas as indicações apresentadas serão encaminhadas para a administração municipal pelo presidente do Legislativo, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares desta Casa de Leis. O programa foi criado em 1999, pelo então vereador e presidente da Câmara Dimas Starnini. 
 
Os temas a serem tratados deverão ser discutidos nas escolas em assembleias, antes de serem oficializados na Câmara. As reuniões dos vereadores estudantes irão ocorrer no plenário da Câmara, com as portas abertas ao público, pais, amigos e interessados, bem como transmitido ao vivo pelo site www.camaranovaodessa.sp.gov.br .

 


Publicado por: Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email