Implantar a Central de Interpretação de Libras é sugestão de emedebista

Tiãozinho protocolou um requerimento solicitando estudos do Executivo

Tendo em vista o Setembro Verde, mês de conscientização à inclusão social, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (MDB) protocolou um requerimento esta semana no qual solicita informações do Executivo sobre a existência de estudo voltado à implantação de uma Central de Interpretação de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) no município.

“Pequenas ações fazem toda a diferença na vida de quem tem alguma deficiência. A comunicação é primordial e, a implantação de uma Central de Interpretação de Libras no município seria de grande valia aos deficientes auditivos bem como aos seus familiares”, disse Tiãozinho.

Segundo o emedebista, desde 2014 as “Centrais de Interpretação de Libras” estão sendo implantadas em várias cidades brasileiras. São núcleos resultado de uma política implementada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com estados e municípios, que promove a cidadania às pessoas surdas. Em setembro de 2015, foi inaugurada uma unidade em Campinas.

O serviço disponibiliza gratuitamente traslado e um intérprete de Libras para intermediar a comunicação entre os usuários não-ouvintes com os atendentes de serviços públicos (delegacias, hospitais, fóruns e demais órgãos públicos). A intenção é que os serviços de interpretação possam ser estendidos ao comércio e às agências bancárias. A pessoa com deficiência auditiva pode entrar em contato para agendar atendimento via e-mail, Facebook, SMS, Skype, Whatsapp, telefone fixo e presencialmente.

Na Câmara
Implantado pela presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Lucena (PSDB), pelo segundo ano consecutivo, durante todo o mês de Setembro, por ser o mês de conscientização à inclusão social, uma interprete de Libras traduzirá todsa as sessões ordinárias do mês.

Publicado em: 05 de setembro de 2018