Com projeto retomado, vereadores estudantes tomam posse para a 17ª Legislatura

Ao todo 22 representantes de 11 escolas municipais defenderão os interesses das comunidades

Na manhã desta sexta-feira, dia 14, os 22 novos vereadores estudantes da 17ª Legislatura tomaram posse em sessão solene realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Nova Odessa. No total são 11 titulares e 11 suplentes que representam as 11 escolas municipais e três estaduais que defenderão os interesses da comunidade escolar e da localidade onde moram e estudam. A solenidade foi dirigida pela presidente da Câmara, Carla Lucena (PSDB) e acompanhada por demais parlamentares e autoridades municipais.

“Estou muito contente por ter conseguido retomar este projeto tão lindo. Agradeço a ajuda de todos os alunos que entraram em campanha nas escolas e enfrentaram uma eleição, os professores, coordenadores, a Érika, a Rosimar, a Claudicir e a todos que nos ajudaram. É maravilhoso ver a carinha de curiosidade destes alunos e dizer a vocês que podemos fazer algo diferente. Vocês são representantes das suas escolas e comunidade, são a voz de todos e, para isso, aproveitem a oportunidade de aprender mais este ofício, quem sabe, futuramente, um de vocês não façam novamente parte desta casa de Leis”, agradeceu a presidente que, bem emocionada, contou aos pequenos vereadores que uma de suas professoras primárias, a Maria José Barufaldi, estava presente.

“Estes futuros cidadãos que construirão esta nação maravilhosa chamada Brasil. Gostaria de parabenizar os diretores, os professores que estão à frente destas atividades conscientizando os nossos alunos da necessidade de crescerem cidadãos de bem e que atuem na sua sociedade com bastante propriedade, fazendo a diferença no lugar onde moram”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

A secretária ainda parabenizou a presidente Carla por retomar o projeto que estava parado desde 2014. “Este projeto é maravilhoso e necessário para que os alunos, desde pequenos, cresçam com este conhecimento e sentimento de cidadania tão necessário em nosso país nos dias atuais”, afirmou.

Representando o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Levi Tosta disse estar honrado por fazer parte desta solenidade. “Já tomei posse nesta casa de Leis e sei a emoção que toma conta da gente. É muito bacana ver vocês participando de alguma forma da política em si. Continuem assim atuantes em suas escolas e comunidades, vocês são o futuro”, concluiu.

O objetivo do programa Vereador Estudante é despertar o senso crítico dos jovens alunos, tornar claro seus direitos e também seus deveres. Os representantes de cada escola são eleitos para trabalhar em favor da comunidade escolar, a exemplo do que ocorre com os vereadores eleitos pelo povo para atuar no Legislativo. Os participantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais.

Durante a solenidade os alunos fizeram o juramento, receberam diplomas e, na sequência já realizaram a primeira sessão ordinária, com a eleição da Mesa Diretora e a apresentação de 14 indicações. A eleição da mesa foi realizada por sorteio e ficou definido que Lívia Louzada será a presidente, Vivian Molina a 1ª secretária e, Sthefany dos Santos Wickert como 2ª secretária.

As próximas reuniões de vereadores estudantes irão ocorrer nos dias 10 de outubro, 1º de novembro e 7 de dezembro, com o encerramento do projeto, sempre às 8h30, no plenário da Câmara.  As reuniões são abertas ao público e transmitidas ao vivo no site da Câmara.

Os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB); Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (MDB); Angelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB); Tiago Lobo (PCdoB) e Wladiney Pereira  Brigida, o Polaco (SD) também prestigiaram a posse dos estudantes, entregaram os diplomas e parabenizaram todos pela eleição.

Conheça os vereadores e suplentes da 17ª Legislatura:

Emef Dante Gazzetta
Vereador - Felipe de Oliveira Fogaça