Vereador aponta diferença no preço dos produtos da merenda escolar

Wagner Morais afirmou que o arroz, comprado em supermercado da cidade, apresenta diferença de até 75%

Durante o uso da palavra na última sessão ordinária da Câmara de Nova Odessa, o vereador Wagner Morais, apontou diferenças de preços que, segundo ele, foram encontradas em gêneros alimentícios adquiridos pela Prefeitura de Nova Odessa para a merenda escolar.

O parlamentar apontou que esteve em um supermercado da cidade na última sexta-feira, onde comprou um pacote de arroz de cinco quilos, tipo 1, agulhinha, por R$ 15,90. A prefeitura está pagando R$ 27,95 por pacote, uma diferença de 75%.

Outro item que chamou a atenção do vereador é o pacote de meio quilo de pipoca, que custa R$ 4,89 no mercado e a prefeitura paga R$ 9,69, com diferença de preço de 88,3%. No caso da farinha de milho amarela, a prefeitura paga R$ 9,69 no pacote de meio quilo do produto, que custa R$ 4,99 no mercado. A diferença, neste item, é de R$ 94%, de acordo com levantamento realizado pelo vereador.

A Prefeitura estima comprar 40 mil pacotes de cinco quilos de arroz. Somente neste item, a diferença entre o preço pago pela prefeitura e aquele praticado no mercado gera um gasto de cerca de R$ 482 mil a mais para a prefeitura.

Para fazer o processo de compra, a prefeitura faz uma estimativa de preços – que é divulgada no processo de licitação. É por meio desse processo que a prefeitura contrata a empresa que vai fornecer os produtos – que deve ser aquela que oferece menor preço entre as empresas participantes. Morais destacou que, nesta licitação, o preço do arroz foi estimado em R$ 27,96. “É muito estranho que tenha existido uma concorrência e que a empresa vencedora tenha apenas um centavo de diferença para o preço estimado. Que concorrência foi essa?”, destacou.

O vereador afirmou que informará ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo os valores apurados por ele para que o tribunal tome as medidas cabíveis na apuração de suposto superfaturamento ou favorecimento.

Publicado em: 13 de dezembro de 2021