Vereador sugere contratação de intérpretes de Libras no poder público

Tiãozinho participou de reunião com o prefeito e representantes da Apadano para falar da inclusão da pessoa surda no município

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, formalizou, por meio de indicações, dois pedidos que já havia feito pessoalmente ao prefeito de Nova Odessa, Claúdio José Schooder nas últimas semanas. As propostas estão relacionadas à realização de concurso público para contratação de professores bilíngues e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para trabalharem nas escolas e demais repartições públicas do município a fim de auxiliar os surdos que buscam os mais diversos serviços públicos.

Tiãozinho atua junto à Apadano (Associação dos Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) na busca por melhores condições de vida e garantia da dignidade das pessoas surdas.

A reunião com o prefeito aconteceu este mês e foi acompanhada pelo presidente da Apadano, Daniel Carlos Tavares, pelo surdo Martin Clayton Nunes e pela intérprete de Libras Fábia Ramalho da Silva.

De acordo com o vereador, a inclusão da pessoa surda no município é uma necessidade. “Precisamos facilitar o acesso dessas pessoas aos mais variados serviços públicos. Hoje, muitas vezes elas chegam ao hospital, por exemplo, e não conseguem explicar o que estão sentindo porque não temos profissionais habilitados na língua de sinais”, explicou.

De acordo com o presidente da entidade, o prefeito se comprometeu a realizar estudos para a ampliação do atendimento a esta parcela da população. “Ele falou sobre a possibilidade da criação de uma secretaria de Libras, que poderia representar uma despesa menor para o município”, acrescentou Tavares.

Também foi apresentada ao prefeito uma versão de aplicativo para celular que é capaz de captar a voz e transformar em comunicação por meio de Libras. “Ele (o prefeito) gostou da proposta e se comprometeu a estudar melhor a questão”, disse Tiãozinho.

Publicado em: 01 de outubro de 2021