Vereadores ‘apertam o cerco’ em busca de informações sobre ambulâncias

Estado de conservação dos veículos que transportam pacientes da Secretaria de Saúde motivou três requerimentos

O estado de conservação precário de ambulâncias e veículos de transportes de pacientes da Secretaria de Saúde de Nova Odessa é o assunto principal de três requerimentos que estão na pauta da sessão da Câmara da próxima quarta-feira (03/11). Os questionamentos são assinados pelos vereadores Paulo Bichof, Oseias Domingos Jorge e Márcia Rebeschini.

Márcia apresentou o requerimento 902 onde anexou fotos que mostram colchões rasgados usados nos veículos de transporte de pacientes. Segundo ela, munícipes relataram a falta de conservação das macas. Diante disso, ela questiona se existe manutenção dos itens que compõem o interior das ambulâncias, quem é o responsável por acompanhar e realizar a manutenção e a checagem dos itens, se é realizada a higienização dos veículos e se existe um estudo ou planejamento de melhorias para os equipamentos.

Bichof questionou quantos veículos estão à disposição da Secretaria de Saúde, quantos são alugados, qual a demanda atual e se os veículos atendem essa demanda e se existe a possibilidade de locação de outros veículos.

No requerimento 914 o vereador Oseias convoca servidores responsáveis pela pasta da Saúde para prestarem esclarecimentos na Câmara. O parlamentar aponta reportagem publicada na imprensa local que retrata uma ambulância com as portas amarradas com lençol e que transportava uma paciente grávida até Sumaré. “Durante diligência realizada por integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no Setor de Ambulância do Hospital Municipal, foram detectadas inúmeras falhas nos referidos veículos, como pneus carecas, falta de limpador de para-brisa e suspensão danificada”, afirma o vereador no requerimento.

Oseias também afirma que esteve no setor e constatou irregularidades. Por isso, o vereador convoca a secretária interina de Saúde, a Diretora da Vigilância em Saúde e o Coordenador do Setor de Ambulância para prestar informações sobre as ambulâncias da rede municipal de Saúde (próprias e locadas), no dia 29 de novembro, às 14h, na Câmara.

Publicado em: 29 de outubro de 2021