Vereadores vistoriam trabalhos de limpeza da Represa Recanto 1

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e os vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, e Paulo Bichof, vistoriaram, na tarde desta quarta-feira, os trabalhos de limpeza da Represa Recanto 1. A vistoria foi acompanhada também pelo diretor-presidente da Coden Ambiental, Elsio Boccaletto, pelo diretor financeiro, Hamilton Lorençato e pelo diretor técnico da empresa, Rean Sobrinho.

Os trabalhos de limpeza foram iniciados no final de junho. A Represa Recanto 1 é a maior fonte de captação de água bruta do município e de onde são retirados até 7,8 milhões de litros por dia.

“Os representantes da Coden nos informaram que a limpeza irá aumentar a vazão, além de evitar a proliferação das macrófitas, uma espécie de planta aquática que se prolifera naturalmente nas represas. É preciso cuidar, além de ampliar o sistema, para que nossa cidade continue com água de qualidade e em abundância”, disse o presidente da Câmara, Pelé.

Paulo Bichof também destacou a importância de cuidar dos mananciais. “Nova Odessa tem muito orgulho da qualidade da água distribuída à população e isso se deve ao trabalho de todos os servidores da Coden e ao investimento constante”, afirmou.

Tiãozinho do Klavin, por sua vez, falou da importância do trabalho dos vereadores no acompanhamento das ações desenvolvidas no município. “Como vereadores, precisamos estar atentos a todos os trabalhos realizados, acompanhar, saber o que acontece. Porque nós estamos mais próximos da população, estamos nas ruas e somos cobrados todos os dias”, afirmou.

De acordo com informações divulgadas pela Coden, os serviços estão sendo realizados por duas escavadeiras com braço de longo alcance e consistem na retirada das plantas macrófitas que estão na superfície da água, especialmente os aguapés.

“Mais do que absorverem nutrientes do corpo hídrico, essas plantas formam uma camada de proteção na superfície da represa que impede a luz solar de penetrar na água, atrapalhando a oxigenação. Com essa limpeza, estamos garantindo à população uma água com mais qualidade”, afirmou Sobrinho.