O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), teve dois requerimentos aprovados na sessão da Câmara realizada esta semana, abordando a importância de cursos para pais socorrerem crianças engasgadas e os profissionais que trabalham com transporte público ajudar na abordagem inicial em pessoas com mal súbito ou aquelas acidentadas no trânsito.
No primeiro documento, Tiãozinho solicita informações da Prefeitura sobre a implantação de cursos aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos quanto às orientações e treinamentos para primeiros socorros em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. Segundo o vereador, são situações preocupantes, com atendimentos em urgência e emergência.
Conforme o vereador explica, até um ano de vida a criança não possui total controle sobre os processos corporais, incluindo o ato de comer. “É importante saber como prestar os primeiros socorros aos recém-nascidos. Essas manobras podem evitar a morte por asfixia e também a passagem de alimento para o sistema respiratório, que provoca infecções graves”, ressalta.
No último dia 25, o cabo da Polícia Militar André Saltarello socorreu um bebê de oito meses engasgado com leite, após a mãe da criança parar o carro em uma blitz que a PM realizava próximo da área central, na Avenida Carlos Botelho. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza depois recebeu o policial em seu gabinete e entregou um certificado de reconhecimento ao gesto solidário.
No outro requerimento, Tiãozinho pede informações a respeito do treinamento de primeiros socorros para motoristas e cobradores do transporte coletivo, monitores do transporte escolar e universitários. O vereador quer saber se existe qualificação das empresas responsáveis com relação às técnicas de emergência aplicadas em vítimas de mal súbito e acidentes.
O objetivo do treinamento é que o mesmo seja aplicado pelos profissionais do transporte urbano em ocasiões para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. “Pela circulação de muita gente nos transportes públicos é necessário que a equipe desses veículos esteja devidamente preparada”, completa Tiãozinho.
Publicado por: Assessoria de Imprensa