A vereadora Carol Moura (PODE) teve aprovado esta semana na Câmara de Nova Odessa um requerimento no qual pede informações da Prefeitura sobre o Cemitério Municipal: como funciona o cadastro, o número de sepultados, quantas sepulturas estão vagas e a quantia de mortos por mês e ano, além dos custos para os familiares. A ideia é discutir a ampliação ou disponibilidade de novo local.
Atualmente a população do município é de 60.174 pessoas, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de julho deste ano. O requerimento da vereadora é motivo tendo em vista o crescimento populacional, que ocasiona também o aumento de óbitos. “É uma preocupação, porque o espaço do cemitério atual é limitado e não tem para onde expandir”, diz.
Carol Moura quer saber se há sepulturas provisórias, em que casos o sepultamento é por conta do município, se dentro da lei pode ser realizado o serviço através de PPP (Parceria Público-Privada) e se existem planos de ampliação do cemitério. “Talvez de fato a gente precise de uma PPP, mas é necessário saber quais os valores e se a população vai poder pagar”, pondera.
A vereadora explica que, segundo informações de especialistas, o solo do local seria úmido e a proximidade com o lençol freático é um fator limitante da expansão do atual cemitério. “Precisamos pensar em um projeto qualitativo e quantitativo, talvez como alternativa de cemitério vertical”, cita Carol Moura. O requerimento contou com pedidos de assinaturas de outros vereadores.
“Não é uma questão simples determinar uma área pra receber um novo cemitério. A qualidade do necrochorume mudou ao longo dos anos e hoje em dia uma pessoa que vem a falecer já teve uma dosagem de medicamentos muito maior que nas décadas anteriores. Contamina mais o subsolo e é preocupante para o lençol freático, o que inclusive dificulta obter licenças ambientais”, finaliza.
Publicado por: Assessoria de Imprensa