A vereadora Carol Moura (Podemos) teve aprovado, na sessão da Câmara realizada na segunda-feira (dia 17), um requerimento no qual solicita informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a possibilidade de implantar cursos, ou oficinas gratuitas, de ‘Corte e Costura’ no município. O objetivo é a capacitação profissional dos cidadãos e aproveitar equipamentos existentes em um imóvel público.
Quando esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre agosto de 2018 e março do ano passado, Carol Moura observou a existência de máquinas de costura, inclusive do tipo overlocks, instaladas dentro do prédio do CTVP (Centro de treinamento e Valorização Profissional) ‘Professor Doutor Atayde Gomes’, onde antigamente havia cursos de qualificação.
A vereadora cita que Nova Odessa integra as cidades pertencentes à RPT (Região do Polo Têxtil). As confecções, segundo ela, são uma das atividades que mais empregam profissionais de corte e costura. “Poderia fazer uma parceria público-privada, ver com a empresa fabricante das máquinas sobre a possibilidade de reativá-las e disponibilizar curso”, sugere Carol Moura.
A ideia é qualificar as pessoas do setor, com objetivo de facilitar a entrada no mercado de trabalho. Além disso, o CTVP poderia proporcionar o chamado ‘Coworking’. “Assim as pessoas poderiam pegar serviço de costura, ir lá (na Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e fazer o trabalho”, defende. “Ou, se as máquinas não tiverem mais utilidade, realizar leilão e angariar recursos”, finaliza.
Publicado por: Assessoria de Imprensa