Vereador denuncia más condições no transporte coletivo

Pelé afirmou que o contrato foi renovado por mais dez anos sem previsão de melhoria na qualidade do serviço

A renovação da concessão para exploração do transporte coletivo em Nova Odessa foi criticada pelo presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, durante a sessão da última segunda-feira (04/04). De acordo com Pelé, a concessão foi renovada sem a exigência de melhorias nas condições de transporte dos usuários do sistema, como a renovação da frota e a ampliação de linhas e horários.

“Estou tentando ter acesso ao processo completo de renovação há algum tempo. Da primeira vez me foi negado o direito de acesso, mas depois pude consultar. No despacho do respeitado ex-secretário de Assuntos Jurídicos, Fábio Sória, ele deixa bem claro que o contrato poderia ser renovado, desde que houvesse claro interesse público”, destacou Pelé.

O presidente ainda explicou que, se houvesse uma nova licitação para a concessão, haveria a chance de outras empresas participantes oferecerem melhores condições de preços e de veículos, por exemplo. “Mas já que não houve licitação, deveria prevalecer o interesse público que poderia ser demonstrado com a economia de recursos ou com a melhoria na qualidade do serviço prestado”, completou.

Porém, ainda de acordo com o presidente, nada disso foi demonstrado no processo. “Não vamos ter economia, não vamos ter melhorias e nada mais está demonstrado no processo”, disse. “Enquanto isso, continuamos recebendo reclamações das pessoas que utilizam o transporte diariamente para ir ao trabalho ou para estudar. É preciso pensar mais no povo”, destacou.

Pelé ainda lembrou que a média de idade recomendada para os veículos do transporte coletivo é de cinco a dez anos. “Esse contrato foi assinado em 2011, ou seja, os veículos – se fossem zero quilômetro naquela época – agora já estão com 11 anos de uso. Eles serão substituídos? Não há nenhuma informação sobre isso no processo de renovação da concessão”, finalizou.