Vereadores estudantes tomam posse em Nova Odessa

Cerimônia foi comandada pelo presidente da Câmara, Elvis Pelé
Visualize fotos

Os alunos da rede municipal de ensino eleitos como vereadores estudantes tomaram posse em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (23/09), na Câmara de Nova Odessa. Vinte e quatro alunos foram eleitos, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

Compõem a 19ª legislatura do Programa Vereador Estudante como titulares Anelize Palos (Emefei Dante Gazzetta), Heloize de Camargo Monteiro (Emef Profª Almerinda Delegá Delben), Mary Jhenne de Oliveira Assis (Emefei Vereador Osvaldo Luis da Silva), Guilherme de Menezes Moreira (Emef Profª Salime Abdo), Nicoly Vitória Campos Batista (Emefei Profª Augustina Adamsom Paiva), Matheus Garcia Eugênio (Emef Alzira Ferreira Delegá), Julia Moraes Caldeira (Emefei Professora Haldrey Michelle Bueno), Maria Izabelly de Santana (Emefei Simão Welsh), Lorena Leme Martins (Emefei Paulo Azenha), Emanuelle Souza Rodrigues (Emefei Profª Therezinha Antonia Malagueta Merenda), Manuela Vilela Mobilon (Emefei Avelino Xavier Alves, Poneis) e Maria Eduarda de Almeida Santos (Emefei Professora Alvina Maria Adamson).

Os suplentes são Paulo Roberto Padela (Emefei Dante Gazzetta), Victor Gabriel Praxedes de Lima (Emef Profª Almerinda Delegá Delben), Miguel Betini Padela (Emefei Vereador Osvaldo Luis da Silva), Alice Siqueira de Oliveira (Emef Profª Salime Abdo), Rhaiany Vitória Antunes de Souza (Emefei Profª Augustina Adamsom Paiva), Ana Luiza Fagundes Istilli (Emef Alzira Ferreira Delegá), Yhudi Juliano Soares da Silva Agostinho (Emefei Professora Haldrey Michelle Bueno), Pedro Antonio Gabriel Pereira Carnaúba (Emefei Simão Welsh), Maria Eduarda de Goes Chagas  (Emefei Paulo Azenha),  Moisés da Silva Santos (Emefei Profª Therezinha Antonia Malagueta Merenda), Murilo Davi dos Santos Santana (Emefei Avelino Xavier Alves, Poneis) e Marina Vasconcellos dos Santos ((Emefei Professora Alvina Maria Adamson).

A cerimônia de posse foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e contou com a presença dos vereadores Levi Tosta e Sílvio Natal, o Cabo Natal, além do secretário adjunto de Educação, Assis das Neves Grillo, e do assessor e ex-prefeito José Mário de Moraes, representando o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

Pelé destacou a importância do desenvolvimento das noções de cidadania desde a infância. “Eu tenho muito orgulho de ser político e busco conduzir a minha carreira com seriedade e responsabilidade. Então, fico muito feliz em ver vocês hoje aqui na Câmara, ocupando essas cadeiras como vereadores estudantes, representando a comunidade escolar. O tempo passa rápido e logo vocês poderão estar aqui como vereadores, na prefeitura como prefeito ou prefeita ou se destacando na profissão que escolherem. Por isso aproveitem todas as oportunidades de aprendizado que vocês encontrarem pelo caminho”, afirmou Pelé.

O objetivo do Programa Vereador Estudante é despertar o senso crítico dos estudantes, delimitado por noções claras de seus direitos, mas também de seus deveres.

Dois representantes de cada unidade de ensino, totalizando 24 alunos, foram eleitos para trabalhar em favor da comunidade escolar, a exemplo do que ocorre com os vereadores eleitos pelo povo para atuar no Legislativo.

Os vereadores estudantes podem apresentar indicações relativas a todos os segmentos sociais do município, sendo vedada a apresentação de requerimentos, moções e projetos de lei.

Todas as indicações apresentadas nas sessões integrantes do projeto são encaminhadas para a administração municipal pelo presidente do Legislativo, seguindo os mesmos trâmites das proposituras dos parlamentares da Câmara.

As reuniões dos vereadores estudantes em 2022 irão ocorrer nos dias 21 de outubro, 25 de novembro e 02 de dezembro, às 8h, com as portas abertas ao público, pais, amigos e interessados.