Com lei de autoria de vereador, parques passam a contar com brinquedos adaptados

Visualize fotos

“A maior realização para um vereador é ver uma lei de sua autoria aprovada e colocada em prática. A alegria é ainda maior quando beneficia crianças com deficiência”. Com essa afirmação o vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia, comemora a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em um parquinho do Jardim Campos Verdes.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, o playground adaptado faz parte do Programa “Cidade Acessível”, da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. O investimento total é de R$ 72 mil, sendo R$ 51 mil em brinquedos enviados pelo Estado e o restante em serviços adicionais feitos pelo Município a título de contrapartida.

A instalação atende às determinações da lei municipal 3.421, de 12 de julho de 2021, que é de autoria do vereador Levi e prevê que os novos projetos de parques, praças e outros locais públicos, destinados à prática de atividades de esporte e lazer, deverão ser acessíveis às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para isso, de acordo com a lei, os parques devem adaptar, no mínimo, 5% dos brinquedos para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível.

O parque que conta com brinquedos metálicos adaptados está na praça pública que fica na praça pública da esquina das ruas Octávio Guedes e Edmundo Zorzetto, no Jardim Campos Verdes. São três brinquedos adaptados: um balanço simples para cadeirantes, um balanço adaptado do tipo “vai-vem” e um gira-gira adaptado com quatro lugares (para dois cadeirantes e dois acompanhantes).

Lançado em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa Cidade Acessível, que ofertará aos municípios equipamentos e obras de acessibilidade voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, através de parcerias que envolvem investimentos em diversas áreas, como esporte, lazer, infraestrutura, acessibilidade e educação.