Policial militar por cerca de 26 anos, o vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal, da Câmara de Nova Odessa, foi eleito presidente da Comissão de Segurança do Parlamento Metropolitano em reunião realizada nesta sexta-feira (05/05), em Sumaré.
Compõem ainda a comissão os vereadores Tomás Federicci (Jaguariúna), Adilson Paranhos (Monte Mor) e Thiago Brocchi (Americana).
“Começamos o encontro de hoje com uma palestra sobre segurança nas escolas e com uma análise do perfil dos atentados registrados no Brasil. Acredito que essa seja uma forma de entender o que está levando jovens a praticarem atos tão cruéis e de estabelecer políticas capazes de prevenir esse tipo de ação e de ampliar a segurança oferecida às nossas crianças e adolescentes”, afirmou Natal.
“Aproveitei a oportunidade para protocolar um ofício junto ao Parlamento direcionado à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo solicitando a instalação de uma companhia da Polícia Militar para Nova Odessa. A cidade cresceu e estamos acompanhando um aumento das estatísticas criminais. Já é hora de o Estado ampliar o policiamento”, afirmou.
“Na Comissão de Segurança precisamos ir além e buscar também propostas e soluções legislativas que possam ser aplicadas para resolver os problemas comuns das cidades da região”, completou o vereador.
A REUNIÃO - O quarto encontro do Parlamento deste ano, em Sumaré, foi presidido pelo presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk. A reunião contou com a palestra de uma das maiores especialistas em violência escolar, a professora-doutora e pesquisadora da Unicamp, Telma Pileggi Vinha; além de vereadores e presidentes de Câmara de toda a região. Também fizeram parte da Mesa de Honra, o anfitrião Hélio Silva (Sumaré); o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini; o 1º secretário do Parlamento, Wagner Morais (presidente da Câmara de Nova Odessa) e Paulo Pereira Filho (Hortolândia), diretor regional da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).
A professora-doutora Telma Vinha, baseada em dissertação de mestrado da professora Cleone Aparecida Garcia, traçou o perfil dos jovens responsáveis pelos ataques, desde o primeiro ataque no Brasil — ocorrido na Bahia em 2002 — até os dias atuais.
Na Ordem do Dia, os presidentes de Câmara e vereadores, apresentaram ofícios que pedem soluções para problemas de seus Municípios.
0 próximo encontro do colegiado acontece dia 2 de junho, no Município de Vinhedo, debatendo o tema Saúde.