Vereador de NO é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Parlamento Metropolitano  


 

O vereador e ex-presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, foi eleito presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Parlamento Metropolitano em reunião realizada nesta sexta-feira (05/05), em Sumaré.

“Precisamos ampliar o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência com temas como a inclusão no mercado de trabalho e a garantia de condições de desenvolvimento social. Precisamos tratar os desiguais na medida de sua desigualdade para garantir a mesma oportunidade de escolha a todos. Quando o Parlamento Metropolitano cria uma comissão específica pra esse tema, está colocando o Poder Legislativo de todas as cidades da região para conversar sobre políticas públicas voltadas a esse público”, afirmou Pelé.

Além de Pelé, integram a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência do Parlamento Metropolitano os vereadores Márcia Campos (Hortolândia), Pastor Léo Fernandes (Vinhedo), Derlei de Jesus Athanazio Bueno (Hortolândia) e Hélio Silva (Sumaré).

O quarto encontro do Parlamento deste ano, em Sumaré, foi presidido pelo presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk. A reunião contou com a palestra de uma das maiores especialistas em violência escolar, a professora-doutora e pesquisadora da Unicamp, Telma Pileggi Vinha; além de vereadores e presidentes de Câmara de toda a região. Também fizeram parte da Mesa de Honra, o anfitrião Hélio Silva (Sumaré); o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini; o 1º secretário do Parlamento, Wagner Morais (presidente da Câmara de Nova Odessa) e Paulo Pereira Filho (Hortolândia), diretor regional da União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).

A professora-doutora Telma Vinha, baseada em dissertação de mestrado da professora Cleone Aparecida Garcia, traçou o perfil dos jovens responsáveis pelos ataques, desde o primeiro ataque no Brasil — ocorrido na Bahia em 2002 — até os dias atuais.

Na Ordem do Dia, os presidentes de Câmara e vereadores, apresentaram ofícios que pedem soluções para problemas de seus Municípios.

0 próximo encontro do colegiado acontece dia 2 de junho, no Município de Vinhedo, debatendo o tema Saúde.