O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, acompanhou a apresentação de dois projetos voltados à inclusão de alunos com deficiência na Secretaria de Educação. Um dos projetos é o Livox: Aprender Brincando, um software de comunicação alternativa.
Acompanharam a reunião o secretário de Educação, José Jorge Teixeira, a servidora Denile Tupynamba Marin, e os representantes da empresa que fornece o software Veridiana Lopes Lima da Silva e Allan Rogério Moreira da Silva, além do assessor do vereador, Daniel Carlos Tavares.
O software já recebeu diversos prêmios e certificações nacionais e internacionais. Ele customiza o seu uso de acordo com a deficiência ou o nível de aprendizado, possuindo ajuste para a visão, como alto contraste e tamanho dos cartões, específicos para o uso de acordo o a necessidade.
“É uma inovação que pode ajudar no aprendizado de crianças com deficiência e essa inclusão pode ir muito além da escola, auxiliando essas crianças no convívio social”, afirmou o vereador.
De acordo com Tiãozinho, uma nova reunião deverá ser marcada com a equipe da Secretaria de Educação para novas apresentações desse e de outros sistemas de inclusão digital e utilização de inteligência artificial para auxiliar no processo de aprendizagem de alunos com necessidades especiais.