Vereador cobra informações sobre prejuízo de R$ 3,8 milhões da Coden Ambiental

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, apresentou requerimento cobrando informações da Coden Ambiental sobre o último relatório financeiro publicado pela empresa de economia mista que aponta um prejuízo de R$ 3,8 milhões em 2023.
Pelé afirma ainda, no requerimento 301/2024, que a empresa não realizou grandes obras com recursos próprios nos últimos anos.
“Não tivemos desassoreamento nesses três anos e meio, não foram construídas represas e somente mês passado foi anunciada uma troca de rede de distribuição de água tratada. Ou seja, não visualizamos ações e obras que justifiquem tamanho rombo nas contas da empresa, que é a menina dos olhos de Nova Odessa e, até 2020, não apresentava problemas financeiros”, disse Pelé.
“Temos uma estação de tratamento de esgoto com sistema moderno, mas que precisa de ampliação para os novos imóveis decorrentes da expansão de bairros e condomínios sob a gestão atual. Nos últimos anos não foram investidos recursos da Coden em nenhuma obra de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto”, completou o vereador.
Pelé ainda afirma que “embora tenha havido um substancial aumento nas tarifas de água, esses valores não foram suficientes para cobrir os prejuízos, exigindo medidas urgentes de contenção de despesas por parte da Coden”.
No requerimento, o vereador solicita o detalhamento e o valor atual da dívida da Coden, inclusive com das datas de origem de cada despesas. Questiona ainda quais foram as obras e investimentos realizados pela companhia no período de 2021 e 2024.
O requerimento deverá estar na pauta da sessão da próxima segunda-feira, 24/06.