Vereador cobra informações sobre o programa ‘Remédio em Casa’

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, apresentou requerimento, aprovado pela Câmara, solicitando informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a execução do programa “Remédio em Casa”.
De acordo com o documento, que cita informações divulgadas pela administração municipal, o programa completou um ano de execução em janeiro de 2024. Neste período sete pacientes acamados foram beneficiados pela distribuição domiciliar de medicamentos, em atendimento à Lei n. 2.807/2014.
“Esse projeto começou por uma iniciativa minha e fico muito feliz em ver que alguns pacientes estão sendo atendidos. Mas acredito que podemos ampliar esses atendimentos e garantir que mais pessoas tenham acesso aos medicamentos”, afirmou Tiãozinho.
O vereador ainda cita que a relação de pacientes acamados é fornecida pelas equipes de Saúde da Família (atendimento domiciliar) das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, que incluem os “médicos da família” da Rede Municipal.
Por último, foi informado que a expectativa era atender até 100 pacientes oncológicos, respiratórios (asmáticos), diabéticos ou hipertensos que não podem se locomover, que passariam a receber em casa seus remédios de uso constante. Para isso, a Secretaria de Saúde estava reforçando o protocolo do programa junto aos médicos do Município.
O vereador pergunta quantos pacientes são atendidos pelo programa atualmente e se há lista de espera para o atendimento. Pergunta ainda quantas pessoas aguardam pelo recebimento domiciliar dos medicamentos e quais os motivos que impedem a inclusão desses pacientes no programa.
Por fim, questiona se há estudos voltados à ampliação do programa.
O requerimento foi aprovado na sessão do dia 27 de maio. O prazo para que o prefeito responda aos questionamentos termina em 20 de junho.