Com emenda impositiva de vereador, Saúde compra 824 exames de imagem

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, destinou R$ 382.353,30 de suas emendas impositivas para a compra de exames de imagem pela Secretaria de Saúde. Com o recurso, foram comprados 824 exames de ressonância magnética.

“Os exames de imagem são importantes e podem salvar vidas com o diagnóstico antecipado de doenças graves. Fico muito satisfeito em saber que 824 pessoas serão atendidas com os recursos que encaminhei”, afirmou o vereador.

Foram adquiridos exames diversos, mas em maior número foram compradas ressonâncias de coluna lombo-sacra sem contraste (170 exames), seguida por ressonâncias de crânio sem contraste (108).

Ainda foram compradas 98 ressonâncias de pelve femininas, 88 de joelho direito e 64 de joelho esquerdo.

Também foram compradas ressonâncias de coluna cervical e pescoço, coluna torácica, cotovelo e punho, crânio, vias biliares, abdome, tórax, coração, articulação temporo-mandibular, hipófise, órbitas, ombro, braço, mão, tornozelo, quadril, mama e próstata, entre outros.

Além dos recursos para a compra de exames, Tiãozinho destinou R$ 80 mil para a Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) para compra de próteses auditivas e manutenção da sede da entidade.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO - O chamado Orçamento Impositivo foi aprovado em Nova Odessa em 2021. O objetivo é ampliar a participação popular na destinação de recursos do orçamento municipais através dos vereadores, representantes eleitos pelo povo.

Desde o ano passado, com o aumento do percentual do orçamento impositivo, os parlamentares podem escolher o destino de 2% da Receita Corrente Líquida por meio de emendas apresentadas ao projeto de lei que fixa receitas e despesas do município.

Para o orçamento desse ano, cada vereador pode escolher a destinação de R$ 647.353,30, sendo que metade desse valor foi destinado para investimentos em saúde.