Câmara aprova projeto que cria o ‘Dia da Defesa Civil’

A Câmara de Nova Odessa aprovou, na sessão ordinária do dia 23 de fevereiro, o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Henrique Bichof que institui o Dia da Defesa Civil no calendário oficial do Município de Nova Odessa, a ser comemorado, anualmente, no dia 1º de março.

Na justificativa do projeto o vereador explica que entende-se por ‘Defesa Civil’, uma entidade ou órgão criado em âmbito nacional, estadual e municipal, cuja atribuição específica é o cumprimento de tarefas no campo da prevenção de riscos, assim como o de atenuar situações de acidentes ou catástrofes, prestação de assistência/socorro de pessoas e outros seres vivos em perigo, protegendo bens, valores culturais, ambientais ou de interesse público e apoio na reposição da normalidade nas áreas que tenham sido afetadas. Um dos principais objetivos da Defesa Civil é a solidariedade humana, expressa pelo lema “A vida em primeiro lugar”.

No município as ações realizadas pela Defesa Civil envolvem, entre outras, o acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua, emissão de alerta em razão de baixas temperaturas e distribuição de cobertores aos moradores em situação de rua e monitoramento do nível do Ribeirão Quilombo, bem como o contato constante com os moradores das áreas passíveis de alagamento.

“Os agentes da Defesa Civil realizam um trabalho exemplar no município, auxiliando as pessoas nos momentos de maior necessidade e é por isso que precisamos reconhecê-los e homenageá-los”, afirmou Paulinho.

A data eleita remete ao Dia Mundial da Defesa Civil, que é comemorado em 1º de março e foi instituído pela ICDO (Organização Internacional de Defesa Civil em 1990 com o objetivo de chamar a atenção do público para as importantes tarefas desempenhadas pela defesa civil, proteção civil e serviços de resposta a emergências.