Câmara fria e forno de creche estão sem funcionar há um ano, apontam vereadores

Os vereadores Levi Tosta, o Levi da Farmácia, e Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, receberam denúncias e constataram irregularidades na cozinha do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Toca do Coelho, no Jardim São Jorge. De acordo com os parlamentares, a câmara fria e o forno estão quebrados há cerca de um ano.

“Isso gerou todo um processo de adequação do cardápio e de logística que não são admissíveis. Cerca de um ano com equipamentos quebrados em uma pasta que investe mais de R$ 100 milhões por ano é, no mínimo, um descaso”, afirmou Levi.

Os vereadores ainda estiveram na sala de armazenamento de utensílios de cozinha e alimentos, onde constaram infiltrações e mofo, ampliando os riscos de contaminação dos produtos oferecidos às crianças e bebês que frequentam a creche.

“As servidoras estão se esforçando para garantir a melhor alimentação para as crianças, mas a estrutura da escola está deixando muito a desejar.  Você já imaginou, nos dias de hoje, a cozinha da sua casa sem geladeira? Se em casa já não conseguimos mais ficar sem, imagine na cozinha de uma escola”, completou Pelé.

Os vereadores ainda constataram que as condições de trabalho das servidoras do setor de merenda na escola precisam de melhorias. “Se elas trazem comida de casa, não podem deixar na mesma geladeira onde ficam os alimentos das crianças. E não tem outra geladeira pra elas”, contou Levi.

Sem câmara fria e forno, os vereadores apuraram que as crianças não chegaram a sofrer prejuízos na alimentação, por conta do remanejamento do cardápio e da entrega dos alimentos. “Mas produtos podem estragar, o trabalho das servidoras fica prejudicado e gera um gasto desnecessário ao município por conta do transporte”, finalizou Levi.