Câmara realiza debate sobre fios soltos nos postes de Nova Odessa

CPFL e Prefeitura desenvolvem projeto de “faxina nos fios”, de acordo com secretária

A Câmara de Nova Odessa sediou, na última segunda-feira (14/08), um debate sobre os fios soltes em postes do município. O autor do requerimento que deu origem ao debate é o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.

Além de todos os vereadores, participaram do debate como representantes da prefeitura o secretário de Governo, Robson Fontes Paulo, a secretária de Obras, Miriam Cecília Lara Netto, e o assessor de gabinete Emerson Príncipe Padella.

A consultora de negócios Talita Pinotti e o coordenador de Obras Rogério Ferla representaram a CPFL. Fábio Fernandes representou a empresa Claro.

O debate foi conduzido pelo vereador Tiãozinho.

A secretária de Obras afirmou que está em desenvolvimento na cidade um projeto que recebeu o título de “faxina de cabos” e que prevê a regularização dos cabos soltos. “Dividimos o município em várias áreas e definimos um prazo para que CPFL possa identificar usuários e dar prazo para deixar a rede organizada”, explicou.

“A estimativa é que, até o final do ano, 60% da cidade já tenha passado por esse processo de verificação”, completou a secretária.

Talita explicou que a CPFL não tem gestão sobre fios de operadores de telecomunicações, mas que o trabalho de regularização dos cabos é tripartite, ou seja, envolve todas as empresas. Segundo ela, a CPFL faz a fiscalização e a notificação das demais empresas para que regularizem os fios soltos. O projeto em desenvolvimento envolve a identificação e colocação de etiquetas nos cabos, a organização dos cabos e da fiação e a retirada dos chamados cabos “mortos”.

“Já realizamos uma etapa desse trabalho e estamos na fase de inspeção do que foi feito pelas demais empresas”, afirmou Talita.

“Entendo que é muito importante esse papel da Câmara de trazer todos os envolvidos para o debate para que, tanto as empresas, quanto a prefeitura, possam entender quais são os problemas enfrentados pela população e também quais são seus anseios”, afirmou Tiãozinho.

“O vereador é a voz do povo e agradeço a todos os meus colegas parlamentares que participarem desse debate e enriqueceram a nossa discussão”, completou.