Câmara sedia encontro sobre Justiça Restaurativa

A Câmara de Nova Odessa sediou, nesta terça-feira (22/11), o primeiro ciclo de debates do evento “Cultura da Paz na Política – Justiça Restaurativa: uma mudança de olhar”, que continua nesta quarta-feira (23/11).

O evento integra a Semana Nacional da Justiça Restaurativa. Na quarta-feira (23/11), às 9h acontece, também no plenário da Câmara, uma palestra com a juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal.

O projeto de Lei nº 109/2022, de iniciativa do Poder Executivo, foi protocolado na Câmara de Nova Odessa, o que motivou o Grupo Gestor de Justiça Restaurativa, em parceria com o Poder Legislativo e a prefeitura, a promover o evento para difundir os princípios e a metodologia da Justiça Restaurativa aos parlamentares locais e aos demais interessados no tema.

A Justiça Restaurativa tem se mostrado no Brasil e no mundo uma eficaz alternativa para a busca de solução pacífica para os mais variados conflitos humanos e tem por objetivo último a promoção da cultura da paz em todos os ambientes, sejam familiares, culturais, sociais, políticos ou institucionais.

Participaram do evento os vereadores Wagner Morais, Paulo Bichof, Márcia Rebeschini, Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, e Sílvio Natal, o Cabo Natal, além do presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé.

“Estamos muito felizes em receber essa iniciativa aqui na Câmara. Todo o grupo envolvido está muito empenhado para que o projeto da Justiça Restaurativa seja implantado em Nova Odessa, levando uma nova cultura e envolvendo, inicialmente, alunos e profissionais da rede municipal de Educação”, afirmou Pelé.

No primeiro dia de atividades foi realizado o chamado “Círculo de Construção de um Mundo Melhor”, que valoriza o diálogo

A coordenação do evento é do Grupo de Estudos e de Gestão de Justiça Restaurativa de Nova Odessa, sob coordenação da juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman.

A palestra com a juíza Daniela será presencial no plenário da Câmara (Rua Pedro Bassora, 77, Centro) e transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook e também em seu canal do Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UCekFdiNaqxlwWnQ6MkrtFOg. Daniela é graduada em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e em Filosofia e Autoconhecimento pela PUC-RS, mestranda em Filosofia do Direito pela USP, juíza do TJ-SP e atualmente titular da 2ª Vara Cível de Barueri, coordenadora do Cejusc de Barueri e coordenadora do núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri.

Publicado em: 22 de novembro de 2022