Em debate proposto por vereador, prefeitura apresenta novo  contrato para recolhimento e abrigo de animais de grande porte

Em debate realizada na sessão ordinária da Câmara de Nova Odessa na última segunda-feira (27/05), representantes da Prefeitura de Nova Odessa apresentaram o novo contrato firmado pela administração para recolhimento e abrigo de animais de grande porte perdidos ou abandonados no município.

O debate foi proposto pelo vereador Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio, que disse que ter saído muito satisfeito da sessão. “Após essa discussão saímos com a resposta de que a administração fez algo efetivo para resolver esse problema que colocava em risco a vida da população. Animais de grande porte soltos nas ruas podem causar acidentes a prefeitura precisava dar uma solução efetiva, o que foi feito com a contração de uma empresa que estará à disposição 24 horas por dia para recolher e abrigar esse tipo de animal”, explicou o vereador.

O secretário de Administração, Vilson Amaral, deixou uma cópia do contrato na Câmara. O documento foi assinado dia 20 de maio com a empresa Cláudio Rodrigo de Freitas Fernandes Ltda, de Piracicaba. O prazo é de 90 dias de prestação de serviços e o valor do contrato é de R$36 mil.

De acordo com os termos do documento, a empresa ficará responsável por realizar a captura, recolhimento, transporte e armazenamento dos animais de médio e grande porte soltos em vias públicas do município, a fim de evitar grandes transtornos e riscos de acidentes.

Pelo contrato, a empresa deverá disponibilizar um veículo com carroceria de transporte de carga viva com capacidade para dois animais, motorista e ajudante.

Quando a população avistar um animal de médio e grande porte nas ruas, deverá acionar a Guarda Civil Municipal, o setor de Trânsito ou o Setor de Zoonoses. Caberá aos servidores desses setores acionar a empresa para o resgate do animal.

O prazo para que o proprietário recupere o animal recolhido é de 15 dias. Depois disso, o animal passa a integrar o patrimônio do município e poderá ser leiloado.

Participaram do debate, além do secretário de Administração, a secretária de Saúde, Adriana Welsh Ferraz, a responsável pelo setor de Zoonoses, Paula Faciuli, o secretário de Meio Ambiente, Matheus Grolla Martins, e a o secretário de Governo, Robson Fontes Paulo.