Estado amplia oferta de ensino noturno em Nova Odessa

Dirigente de ensino esteve na sessão da Câmara para falar sobre abertura de mais salas de aula

O dirigente regional de Ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, esteve na sessão da Câmara de Nova Odessa desta segunda-feira e falou sobre a abertura de duas novas salas de ensino médio no período noturno em Nova Odessa em fevereiro. No início do mês os vereadores Márcia Rebeschini (PV) e Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), estiveram na Diretoria Regional de Ensino para tratar do assunto após receberem reclamações de alunos.

No início do mês a cidade contava com cinco salas de ensino médio no período noturno, em duas escolas. Segundo o dirigente, naquele momento não havia demanda para novas salas.

No uso da palavra na Câmara na sessão desta segunda-feira, Teixeira explicou que, após a reunião com os vereadores, houve aumento na demanda e foram abertas duas novas salas, uma de 2º ano e outra de 3º na Escola Estadual Dr. João Thienne, no Centro. Agora a escola conta com duas salas de 2º e três de 3º ano. Além dessa escola, há ensino médio no período noturna na Escola Estadual Geraldo de Oliveira, no Monte das Oliveiras, com uma sala do 2º e outra do 3º ano.

Na Escola Estadual Alexandre Bassora, no Jardim Planalto) é oferecido o EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A cidade conta ainda com outras três escolas estaduais. Nas escolas Profª Dorti Zambello Calil, no Jardim Santa Rosa, e Profª Silvania Aparecida Santos, no Santa Luiza, não há ensino noturno porque as escolas são em tempo integral. Na escola Dr. Joaquim Azenha, no Jardim São Manoel, de acordo com o dirigente de ensino, não há demanda para ensino noturno.

Teixeira ainda explicou que não há sala do 1º ano do Ensino Médio por falta de demanda. “Nós não temos alunos que são trabalhadores, nessa idade (15 anos)”, explicou. “Se houver demanda, vamos atender”, completou.

Levi afirmou que ficou contente com a notícia. “Entendemos que a Diretoria precisa saber a demanda para ampliar a oferta de vagas e, com a abertura dessas salas, nossos alunos terão mais opções”, disse.

Márcia também afirmou que entendeu os critérios do Estado e que os jovens precisam de opções para estudar e trabalhar. “O Haroldo já tinha nos explicado que tudo depende da demanda. Fico feliz em ver que nosso trabalho tem dado resultados positivos para a população e que a Diretoria de Ensino está atenta às necessidades de nossos alunos”, afirmou.