Jovens do SOS visitam a Câmara de Nova Odessa

A Câmara de Nova Odessa recebeu, nesta quinta-feira (27/04), um grupo de jovens estudantes que frequentam o SOS (Serviço de Orientação Social) de Nova Odessa. A recepção e introdução aos trabalhos legislativos foi feita pelo presidente da Casa, Wagner Morais, pelo vice-presidente Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Paulo Bichof.

“O trabalho desenvolvido pelo SOS é uma referência em Nova Odessa. Eu trabalhei como ‘guardinha’, como era chamado antigamente. Foi meu primeiro emprego, minha oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Tenho certeza que esses jovens que estão hoje sendo capacitados pelo SOS já estão um passo à frente no caminho do sucesso profissional”, afirmou Morais.

Além de conversar com os vereadores e fazer perguntas sobre os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares, os jovens puderam conhecer o novo prédio da Câmara, além de toda a estrutura administrativa da Casa.

O grupo de estudantes foi acompanhado pelo presidente da SOS, Dorival Gazzetta, que foi vereador na terceira legislatura da Casa, entre os anos de 1.969 e 1.972, e pela pedagoga Bruna Gabriele de Azevedo.

“Muitos vereadores começaram na SOS, assim como servidores da Câmara também já passaram por lá. É realmente uma oportunidade que, se bem aproveitada, pode render muitos benefícios à vida desses estudantes”, disse Gazzetta.

“É muito importante que vocês conheçam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que se interessem por política e que em breve possam também estar aqui, ocupando cadeiras de vereadores ou vereadoras. Precisamos mesmo de jovens na política, que tenham pensamentos inovadores. E isso começa com essa integração entre a sociedade e o poder público”, completou Pelé.

Bichof também reforçou a importância do conhecimento. “Vocês estão conseguindo informações e experiências que serão diferenciais no mercado de trabalho. Aproveitem essa oportunidade”, afirmou.

O SOS desenvolve o trabalho de orientação profissional e de cidadania em Nova Odessa há mais de 40 anos, sempre desempenhando as atividades de forma gratuita, sem fins lucrativos. É voltado ao atendimento de jovens que cursam o Ensino Médio regular e promove o estágio socioeducativo como oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.

Nessas quatro décadas, cerca de 10 mil jovens já passaram pela instituição. Entre eles, o atual presidente da Câmara e o servidor efetivo Eliseu Ferreira, escriturário responsável pela secretaria da Casa, que presta serviços ao Poder Legislativo há mais de 30 anos.