Professor Antônio destaca investimentos na segurança e título de 3ª cidade mais segura do Estado

O vereador Antônio Alves Texeira, o Professor Antônio, comemorou a divulgação do IECVs (Índices de Exposição aos Crimes Violentos) 2022, feita pelo Instituto Sou da Paz, que coloca Nova Odessa como a terceira cidade mais segura do Estado de São Paulo, dentre todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes. Para o parlamentar, esse é o resultado do investimento em segurança pública feita pelo governo municipal nos últimos anos.
“Entre 2021 e 2023, a Prefeitura de Nova Odessa viabilizou cinco novas viaturas para GCM (incluindo picapes para as inéditas Patrulha Rural e Patrulha Maria da Penha), novo armamento (incluindo 44 pistolas, 2 carabinas, uma escopeta e 30 coletes da mais recente especificação), além de viabilizar, junto ao Governo do Estado, a construção da nova Delegacia do Município (e fazer a locação do prédio provisório para Delegacia)”, afirmou o vereador, destacando as ações do governo.
Professor Antônio ainda lembrou que foi anunciada recentemente a construção da sede própria para a GCM (Guarda Civil Municipal), que também recebeu o reforço de dez novos guardas.
Nova Odessa é uma das três cidades paulistas com IECVs 2022 menores que 4,00 – ao lado de Capivari e Pirassununga. Entre as 10 cidades com os melhores (ou seja, mais baixos) Índices de Exposição aos Crimes Violentos nas duas edições do estudo (2021 e 2022), apenas quatro municípios registraram um IECV Geral menor que 3 pontos: Pirassununga (2021 e 2022), Capivari (2021 e 2022), Santa Bárbara d’Oeste (2021) e Nova Odessa (2022), destaca o estudo, disponível para download em https://lp.soudapaz.org/iecv.
 O estudo leva em conta as estatísticas oficiais e dados sobre a ocorrência de crimes registrados pelas polícias, relativos a mais de 40 itens – de homicídios, roubos, furto até prisões e apreensões de drogas e armas. O IECV considera um modelo conceitual que dá maior peso a três dimensões dos crimes violentos: contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais.

Publicado em: 08 de dezembro de 2023