Vereador anuncia novo centro de atendimento para crianças com autismo

Desde o início desse mandato, o vereador Antônio Alves Teixeira, o Professor Antônio, defende a implantação de um centro para atendimento especializado de crianças com transtorno do espectro autista em Nova Odessa. A ideia, agora, começa a tomar forma com a adequação do imóvel que irá receber o CAN (Centro de Autistas de Nova Odessa), que deve começar a atender em breve na Rua Rio Branco, no Centro.

O CAN deve, inicialmente, prestar atendimento multidisciplinar para 50 crianças, todas encaminhadas pela rede municipal de educação, que faz a triagem dos alunos.

“É um grande sonho que está se tornando realidade. Como professor há mais de 30 anos entendo que esse atendimento multidisciplinar poderá contribuir para o desenvolvimento dessas crianças de forma plena”, afirmou o vereador.

Os detalhes da estrutura estão sendo finalizados e a data de inauguração deve ser anunciada em breve pela Prefeitura.

O espaço será gerenciado por uma empresa terceirizada, contratada por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

O vereador explica que centro de atendimento de Nova Odessa é inspirado no CAI (Centro de Referência de Atendimento a Autistas de Itatiba). Naquela cidade, o espaço conta com serviços como terapia ocupacional, sala de integração sensorial e sala de atividades cotidianas, que simula tarefas do dia a dia, para garantir mais autonomia ao autista.

Conta ainda com atendimento de médico neurologista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, psicopedagoga, educar físico e psiquiatra.