Vereador cobra nomes nos jalecos usados por médicos da rede pública

Um requerimento apresentado pelo vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, gerou discussão na última sessão da Câmara de Nova Odessa sobre as formas de identificação dos profissionais que trabalham na rede pública de saúde da cidade.

No documento, que foi aprovado, Tiãozinho solicita que a Prefeitura adote providências para que os profissionais tenham o nome no jaleco ou nos uniformes usados durante o atendimento a pacientes no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia e nas Unidades Básicas de Saúde do município.

“O paciente tem o direito de saber por quem está sendo atendido, até mesmo para, se for o caso, oficializar as reclamações ou elogios na Ouvidoria da Secretaria de Saúde”, explicou o vereador.

“Já existe a obrigatoriedade do uso do crachá de identificação, mas nem todos os profissionais usam. Também poderia haver uma padronização de cores para diferenciar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Muitas vezes, para quem trabalha no hospital ou na rede de saúde de forma geral, é fácil saber quem são os profissionais, mas para o paciente não. O paciente não está ali todos os dias, não sabe quem é quem e esse problema poderia ser resolvido com a identificação dos profissionais nos jalecos”, completou Tiãozinho.

O requerimento foi aprovado na sessão da última segunda-feira e a Prefeitura tem até 16 de maio para responder se existem estudos ou medidas a serem adotadas para facilitar a identificação dos profissionais.