Vereador conquista R$ 200 mil em emenda para a Apae

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, anunciou nessa sexta-feira a conquista de R$ 200 mil em recursos federais para a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Nova Odessa. Os recursos são provenientes de emenda individual apresentada pelo deputado federal Márcio Alvino ao orçamento do governo federal.

Alvino é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Apaes na Câmara dos Deputados e encaminhou ofício ao vereador para confirmar a apresentação da emenda. “Sempre defendi e continuarei defendendo o trabalho da Apae de Nova Odessa. Conheço esse trabalho, visito a entidade e acompanho os projetos desenvolvidos e posso dizer que ali os recursos são muito bem empregados”, afirmou Pelé.

“Se alguém critica a instituição é porque não conhece ou não acompanha o atendimento prestado às crianças, jovens e adultos com deficiência e às suas famílias. E a Apae só não amplia esse atendimento por falta de recursos. Afinal, não são equipamentos ou terapias baratas e essas pessoas precisam de mais cuidado e de mais atenção, o que, por sua vez, exige maior quantidade de mão de obra”, completou o vereador.

A APAE - A Apae desenvolve atividades de assistência integral à pessoa com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro do autismo, envolvendo o tratamento ao usuário e a execução de ações integradas aos profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada. Nas áreas ligadas diretamente à saúde, a instituição realiza cerca de 600 atendimentos individuais por mês, além das atividades desenvolvidas em grupos. Esses atendimentos envolvem fisioterapia, neurologia, psicologia, entre outros.

A entidade ainda realiza atendimento na assistência social, com os pacientes e suas famílias em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de defender e garantir os direitos sociais da pessoa com deficiência.

A Escola de Educação Especial a Apae oferece o atendimento pedagógico proporcionando oportunidades para ampliação das habilidades acadêmicas funcionais dos pacientes e alunos atendidos.