Vereador defende implantação de Central de Intérpretes de Libras em Nova Odessa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, apresentou requerimento em que solicita informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre a formalização de convênio com o Governo Federal para implantação de uma CILS (Central de Intérpretes de Libras).

Para ampliar a inclusão das pessoas surdas, a SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, trabalhou para a implantação de CILS, que devem proporcionar atendimento especializado e específico aos surdos, às pessoas com deficiência auditiva e surdocegos.

A implantação de uma CILS representa um avanço para a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdoscegos, uma vez que estes apresentam grandes dificuldades quando precisam se comunicar para marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais (CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros), cadastramento nos programas sociais governamentais, consulta de situação de benefícios, auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador (FGTS, Seguro-Desemprego, vagas de emprego, entre outros), apoio à realização de denúncias, interpretação em atendimentos online para a prestação de serviços públicos, interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência, interpretação de resultados de processos administrativos e/ou judiciais que possuem consulta de andamento online, além da disponibilização de intérprete, em local e horário previamente agendados, para acompanhamento, sempre que possível, preferencialmente em unidades da rede pública de saúde (SUS), delegacias, tribunais e espaços de retirada de documentação pessoal.

“A história das pessoas com deficiência tem sido marcada por constantes desafios. Por muitos anos, elas foram tratadas com desrespeito e relegadas à invisibilidade social e política”, afirmou Tiãozinho.

A Constituição de 1988 garantiu às pessoas com deficiência o direito à educação, saúde, ao trabalho, lazer e, sobretudo, à informação e comunicação.

O Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – indica que o Brasil possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Desse total, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa.

O requerimento foi aprovado na sessão do dia 13 de novembro e aguarda manifestação do prefeito.

Publicado em: 24 de novembro de 2023