Vereador denuncia descarte de esgoto na captação Santo Ângelo

O vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal, denunciou o descarte de esgoto in natura na Estação de captação Santo Ângelo e na Represa de Salto Grande, no último final de semana. Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador demonstra que esteve no local e flagrou o descarte irregular depois de receber denúncias de munícipes.

No requerimento 590/2023, protocolado na última segunda-feira (06/11), direcionado à Coden Ambiental (companhia responsável pelo saneamento básico no município), o vereador solicita documentos sobre a qualidade da água da Bacia da Santo Ângelo, com todas as análises feitas desde a inauguração da estação.

Solicita ainda informações específicas sobre o material encontrado no local no último final, inclusive pergunta se é possível que o material seja proveniente do extravasamento das Estações Elevatórias de Esgoto da cidade de Americana. “A situação foi flagrada depois das fortes chuvas dos últimos dias e isso poderia ter ocasionado o descarte de resíduos diretamente na Bacia da Estação Santo Ângelo, na Represa de Salto Grande, que abastece parte do sistema de água do município de Nova Odessa”, explicou Natal.

O vereador também solicita que sejam enviados à Câmara os relatórios de fiscalização do controle da captação de Água Bruta da Estação Santo Ângelo, desde a sua inauguração e os estudos técnicos realizados antes da instalação.

Pergunta ainda quais medidas a Coden irá tomar em relação ao problema e como é feito o processo de limpeza e descontaminação do local.

Natal afirma ainda que, depois de ter informado a Coden sobre a irregularidade, a captação de água foi suspensa.

Por fim, Natal solicita que a Coden encaminhe à Câmara o mapeamento de riscos feito também antes da instalação da captação.

O vereador ainda informou que também fez a denúncia sobre o descarte irregular ao Ministério Público, por meio do Gaema (Grupo Especial de Proteção Ambiental).

Publicado em: 08 de novembro de 2023