Vereador parabeniza IZ por parceria inédita que prevê a criação de suínos para transplantes

O vereador Antônio Alves Teixeira, o Porfessor Antônio, parabenizou o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, pela assinatura do acordo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) com a Xenobrasil, empresa do médico e professor da Faculdade de Medicina da USP, Silvano Raia, pioneiro no transplante de fígado na América Latina.

Com o aporte de recursos para implantação de infraestrutura e para a produção de suínos, a Xenobrasil usará esses animais como doadores de órgãos para transplante. O laboratório será estruturado atendendo a todos os requisitos dos organismos reguladores que são necessários para o xenotransplante clínico (termo técnico que define o transplante de órgãos entre espécies diferentes).

“O Instituto de Zootecnia é um verdadeiro patrimônio e Nova Odessa. Tomar conhecimento de uma notícia assim nos faz trabalhar ainda mais pela valorização da pesquisa científica”, afirmou o vereador.

De acordo com as informações divulgadas pelo IZ, nos últimos 40 anos, os suínos têm sido utilizados para várias cirurgias do tipo, graças à baixa rejeição que causam, por possuírem fisiologia semelhante e por estudos que conseguiram modificar seu genoma (sequência dos genes de um ser vivo), aumentando as possibilidades de uso de órgãos e tecidos destes animais como doadores para seres humanos, contribuindo assim com a manutenção da vida.

Para o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Carlos Nabil Ghobril, esse é um marco para o IZ. “Para nós, a utilização de um laboratório com uma nova linha de pesquisa atende ao nosso escopo, conjuntamente com outra vertente que vai abrir muitas possibilidades para a APTA”, relata.

O diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, conta que os estudos que realizam com animais não eram para xenotransplantes e, agora, essa oportunidade colocará o Instituto em outro patamar. “Pela inovação da pesquisa a ser conduzida nessa área, tomaremos um caminho diferente, com a contribuição dos nossos pesquisadores e técnicos que vão somar conhecimento à medicina”, enfatiza.

A previsão é de que os animais cheguem ao IZ em fevereiro de 2024, quando as instalações estiverem com as obras concluídas.

*Com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Instituto de Zootecnia.

Publicado em: 23 de novembro de 2023