Vereador quer informações sobre a lagoa do Bosque Manoel Jorge

O vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal, protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando informações da prefeitura sobre as causas dos danos causados recentemente à lagoa do Bosque Manoel Jorge, em Nova Odessa.

De acordo com o vereador, em 2019 o Bosque Manoel Jorge passou por obras de canalização da água proveniente da Avenida Ampélio Gazzetta. Antes disso, a água corria direto pela terra, causando o assoreamento da lagoa.

Foram construídos gabiões e muros de arrimo para contenção de erosão, assim como escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial das águas provenientes da Avenida Ampélio Gazzetta, até a lagoa dentro do bosque.

“Em que pesem as intervenções realizadas no local, aparentemente a lagoa ainda apresenta diversos problemas que impedem o seu regular funcionamento, sendo que, recentemente, houve o rompimento da adufa existente no local”, afirmou Natal.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Nova Odessa, o incidente foi percebido no sábado, dia 18 de junho, e causou o vazamento gradual de toda a água da lagoa, que verteu para o córrego canalizado ao longo da Rua Pedro Bassora, desaguando no Ribeirão Quilombo. Como a perda de água foi lenta e gradual, não houve qualquer tipo de alagamento.

A princípio, as equipes que aturaram no local apontam que, quando a lagoa foi desassoreada, a estrutura da adufa (de tijolos) não teria sido modernizada, e por isso sofreu danos não aparentes, levando ao rompimento "oculto" de uma de suas laterais abaixo do nível da água, próximo à base da estrutura.

“Em visita ao local, verifiquei a existência de quatro galerias pluviais que estão contribuindo para o assoreamento da lagoa”, acrescentou o vereador.

Diante da situação, o parlamentar solicita informações da prefeitura sobre os danos ocorridos na adufa da lagoa e questiona se eles estão relacionados às obras realizadas em 2019. Também pergunta quais medidas a Prefeitura pretende adotar em relação à lagoa e em relação às galerias pluviais.

O requerimento está na pauta da sessão da Câmara de Nova Odessa da próxima segunda-feira (11/07), que começa às 14h, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Câmara e pelo Youtube.