Vereador quer informações sobre o número de pacientes à espera de biópsias em Nova Odessa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, está cobrando da Prefeitura de Nova Odessa informações sobre a fila de espera para realização de biópsias na cidade.

O requerimento 138/2024 foi aprovado na sessão da última semana de março e o prazo para que o prefeito Claudio José Schooder encaminhe as respostas é dia 16 de abril.

O parlamentar afirma, no documento, que o direito à saúde é fundamental e deve ser assegurado integralmente, provendo o Estado as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Informa ainda que a Lei Federal nº 8080/1990 discorre sobre as medidas necessárias para sua efetivação, entre elas a necessidade de formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem a redução de riscos e doenças, bem como, outros agravos.

“Tenho recebido reclamações de moradores da cidade, pacientes do SUS, sobre a demora para realização de biópsias”, afirmou o vereador, que ainda destacou que o exame é utilizado para identificar possível tumor para designar o tratamento adequado. “Assim é essencial sua celeridade, para evitar riscos mais graves à saúde do munícipe. Há relatos de demora de mais de quatro meses de uma biópsia de útero”, disse Tiãozinho.

No requerimento o vereador pergunta se existem filas para biópsias em geral, qual a razão da demora para a realização desse exame, qual é o tempo médio de espera e o que a administração municipal tem feito para reduzir o tempo de espera pelo exame.